10 dicas para conseguir aproveitar ao máximo as chuvas de meteoros


Se o seu objetivo é observar uma chuva de meteoros, ou até mesmo apreciar os meteoros esporádicos que temos todas as noites, então essa matéria é para você! Durante o ano ocorrem diversas chuvas de meteoros, mas apesar do nome, elas não se apresentam como verdadeiras chuvas, afinal de contas, você não verá o céu como se estivesse acontecendo uma catástrofe generalizada, bolas de fogo incandescentes por todos os lados, etc...

Os meteoros são criados por fragmentos espaciais (de cometas, asteroides, etc.) que, ao entrarem em contato com a atmosfera da Terra, criam o efeito luminoso conhecido como "estrela cadente". Qualquer fragmento de origem espacial que cai aqui na Terra, acaba criando um belíssimo meteoro. Até mesmo os dejetos dos astronautas... Em qualquer noite do ano podemos ver meteoros esporádicos a qualquer hora, sendo que o melhor horário para esses é após a meia-noite. Mas após os picos de grandes chuvas de meteoros, podemos ver dezenas ou até, em alguns casos, centenas de meteoros a cada hora. E para que você consiga aproveitar ao máximo esse belo fenômeno, foram separadas algumas dicas valiosas de como observar uma chuva de meteoros. Confira.

Procura uma região longe de luzes artificiais

Para observar os meteoros, precisamos, antes de mais nada, de um céu escuro, onde seja possível ver muitas estrelas. Se você está olhando para o céu durante a noite e mal consegue ver 10 estrelas no céu, provavelmente você não conseguirá ver os meteoros. Lembre-se sempre: em um céu escuro, longe de luzes artificiais, vemos meteoros mesmo em dias que não têm chuva prevista, mas em uma região cheia de luzes de postes e prédios, o céu fica alaranjado, ofuscando os meteoros.

Ajeite-se numa posição confortável

A nossa visão leva cerca de 20 minutos para se acostumar com o escuro. Além disso, você não irá encontrar meteoros se não olhar para o céu por algum tempo. Portanto, para evitar um torcicolo, deite-se numa posição confortável para apreciar o céu por pelo menos 1 hora. Se não for possível se deitar, sente-se numa cadeira reclinável, ou simplesmente apoie-se em algo, ou alguém. Se você ficar em pé entortando seu pescoço, você provavelmente perdera a paciência antes mesmo de ver os meteoros.

Fique de olho nas fases da Lua

Nas noites de Lua cheia, a incidências de meteoros é a mesma, porém, o brilho da Lua ofusca o brilho tênue das estrelas e também dos meteoros. Isso faz com que a quantidade de meteoros que poderia ser vista em uma dia sem Lua, caia drasticamente. Evite os dias de Lua cheia, mas se não for possível, olha na direção oposta da Lua, e evite olhar para ela, pois você poderá ficar com a vista ofuscada por alguns minutos, o que atrapalha bastante.

Não use celulares ou isqueiros

Como foi dito acima, nossa visão leva cerca de 20 minutos para se acostumar completamente com o escuro, mas de nada adianta se você ficar no celular batendo papo com os amigos, ou até mesmo, tentando tirar fotos do céu. Além de tomar seu tempo, isso irá ofuscar sua visão, e fará com que você veja muito menos meteoros do que seria possível. Se usar o isqueiro, feche os olhos e, mesmo assim, olha na direção oposta. Aproveite para conversar, caso esteja acompanhado, ou, simplesmente, aprecie o céu.

Jamais use telescópio ou binóculos

Os meteoros são rápidos, e percorrem uma grande parte do firmamento. Se usarmos telescópios ou binóculos, iremos limitar nossa visão a apenas alguns graus, e não veremos nada. Por conta disso, as chuvas de meteoros são tão apreciadas ao redor do mundo, afinal, qualquer um pode assistir. Basta, basicamente, olhar para o céu.

Meteoro do tipo bola de fogo (bólido). Créditos: John Chumack

Analise o céu

Noites nubladas nos impossibilita de ver meteoros. Além das nuvens tamparem o céu, elas irão refletir toda a iluminação artificial que por ventura tenha em alguma cidade próxima, e com isso, também irão ofuscar os meteoros. Para ter uma noção de uma noite ideal, olhe para o céu, e se pergunte: estou vendo muitas estrelas? Se a resposta é não, então provavelmente você não verá muitos meteoros. Por outro lado, se o céu está repleto de estrelas, e mesmo as mais fracas podem ser vistas, então muitos meteoros poderão ser vistos.

Tenha certeza da data da chuva de meteoros

As chuvas de meteoros tem alguns dias de duração, mas é durante uma das noites que ocorre seu pico, momento que a máxima quantidade de meteoros pode ser vista. A taxa de meteoros vista no pico não é a mesma das demais noites. Portanto, fique sempre atento no calendário das chuvas de meteoros, e confira matéria atualizadas para saber qual o melhor horário para cada chuva, afinal, o horário da máxima atividade de cada chuva pode ser alterado dependendo do ano.


Observe também nos dias próximos ao pico

Como foi dito acima, o horário do pico de uma chuva de meteoros pode ser diferente a cada ano. Nesse caso, se o pico começa enquanto ainda é dia em sua região, talvez a melhor data de observação para você seja um dia antes ou um dia depois dele. Portanto, levando isso em consideração, observe a chuva de meteoros um dia antes e um depois do seu máximo, afinal, você pode ter uma surpresa. Nunca se esqueça que as chuvas de meteoros são fenômenos naturais, portanto, não são tão precisas quanto imaginamos.

Conheça o radiante da chuva de meteoros

Toda chuva de meteoros tem um radiante, que é a região do céu de onde os meteoros irão se originar. Isso não significa que os meteoros irão aparecer somente de um ponto específico do céu, e assim que irão surgir em todo firmamento, mas sempre da mesma direção do radiante rumo a outras direções.

Chuva de meteoros Perseidas.
Créditos: David Kingham
Se você traça o caminho que o meteoro faz no céu, e ir na direção oposta, esta linha imaginária te levará até o radiante da chuva. Portanto, é possível ver os meteoros de uma chuva antes mesmo de o radiante aparecer no céu, mas lembre-se sempre: saber a região do radiante irá te ajudar a achar uma quantidade maior de meteoros. Uma dica importante é que o nome de cada chuva de meteoros já indica uma posição genérica de onde se encontra o radiante. Por exemplo: Leonidas (radiante na constelação de Leão), Geminidas (radiante na constelação de Gêmeos), Orionidas (na constelação de Órion), e assim por diante, sempre usando as constelações para nos ajudar.

Conheça qual será a taxa de meteoros por hora

Existem dezenas de chuvas de meteoros, sendo algumas mais fracas, e outras muito mais densas. Se você planejar um acampamento para observar o pico de uma chuva que a taxa de 10 meteoros por hora, significa que você verá em média um meteoro a cada 6 minutos (além dos esporádicos), o que pode frustrar uma pessoa que está esperando por dezenas deles. Pra evitar isso, verifique qual a taxa de chuva de meteoros durante o pico, assim você já terá uma média de quantas "estrelas cadentes" riscarão o céu.

Relaxe e aprecie uma noite a luz das estrelas

Nem todas as chuvas de meteoros produzem espetáculos. Muitas vezes, dependendo das condições. Muitas vezes, dependendo das condições, podemos terminar a noite vendo apenas um meteoro, mas se esse único meteoro for um bólido (bola de fogo) ou até um meteoro de brilho muito intenso, que levou alguns segundos para riscar o céu, então já valeu a pena!

Existe um ditado em inglês que diz o seguinte: "You might see a lot or you not see many, but if you stay in the house, you won't see any". Traduzindo para o português, seria: "Você pode ver muitos ou pode ver poucos, mas se ficar em casa não verá nenhum". Portanto, não deixe de olhar para o céu e apreciar uma noite relaxante à luz das estrelas. Tendo em mente essas dicas importantes de como observar uma chuva de meteoros, com certeza suas noites serão muito mais proveitosas.

Nenhum comentário